Eu recebi um pedido lá no Instagram para falar sobre essa fase da minha vida: a transição capilar.
Por que eu decidi fazer a transição capilar?
Eu sempre gostei do meu cabelo cacheado, mas eu nunca fui uma garotinha vaidosa e cuidar do cabelo é algo fundamental na vida de qualquer pessoa. Se você acha que cabelo cacheado é só molhar que ta lindo, você está enganado. Desde muito nova eu usava química no cabelo, pra manter liso e, de certa forma, mais prático pra mim que sou/era tão preguiçosa. Mas chega uma fase nas nossas vidas que a gente se olha no espelho e não fica satisfeito com o que vê. Vocês já chegaram nessa fase?
E esse foi o pulo do gato. Me olhar no espelho todos os dias e não gostar do que via me deixava incomodada, infeliz. Foi aí que eu decidi fazer a transição capilar. Parei de fazer procedimentos com química, tenho evitado utilizar secador e chapinha, e tenho tido muita paciência para acompanhar esse crescimento.
Fui influenciada a fazer a transição?
Por incrível que pareça, não. Eu sempre amei meus cachinhos e eu decidi assumir minhas ondinhas por querer mudar e renovar. Quem vive a transição capilar não muda só o cabelo, a gente muda de dentro pra fora, a gente deixa nosso amor pela naturalidade se expandir e tomar conta da gente.
Confesso que não tem sido nada fácil viver essa fase porque enquanto o seu cabelo não cresce o suficiente, uma parte dele fica com a química e outra parte vem crescendo já naturalmente. Isso deixa seu cabelo com duas texturas e, de certo modo, desanima muito.
Eu não vim aqui incentivar ou induzir ninguém a se jogar na transição capilar, você tem que querer muito essa mudança e aceitar que vai ser difícil, que você vai querer desistir e que o desespero de não estar com cabelo arrumado todos os dias vai tomar conta de você. Mas existem algumas coisinhas que ajudam e muito e passar por essa fase:
Penteados:
Não tenha medo de variar. Faça coques, tranças, invente penteados de acordo com seu cabelo. No Youtube e no Pinterest existem vários passo a passo de penteados e você pode adaptar de acordo com seu cabelo. Confesso que os penteados são uma mão na roda pra dar uma disfarçada nessa transição, fora que um penteado deixa a gente super arrumadinha e vamos pra qualquer lugar hahaha
Texturização:
Eu comecei a testar por esses dias e sim, funciona demais. Eu testei apenas a técnica dos coquinhos, mas se interessar a alguém saber mais, eu posso trazer mais posts sobre a transição (Só comenta aqui pra tia ficar sabendo). As texturizações são feitas para dar uma cacheada na parte do cabelo que ainda está afetada pela química. Eu não sou expert em transição, não conheço os conceitos e técnicas ao pé da letra, mas é tudo curiosidade e adaptação!
Se você pensa em fazer transição, fez ou quer fazer, comenta aqui embaixo ou me manda uma mensagem lá no Facebook pra gente bater um papo super legal e trocar experiências :)
Me despeço por aqui! Nos vemos depois de amanhã!
XOXO, Iana.


Nenhum comentário:
Postar um comentário